Práticas educativas em Ciências, Matemática e Tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores

Título: Práticas educativas em Ciências, Matemática e Tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores

Natureza: Projeto de pesquisa

Duração: 2016 – Atual

Descrição: O presente projeto visa investigar relações entre as práticas educacionais e a formação de professores, assim como desenvolver investigações articuladas que gerem um conjunto de subsídios para a reflexão sobre os processos de formação docente na área de ensino de ciências, matemática e tecnologias, compartilhando conhecimentos e tendências e promovendo o desenvolvimento profissional.

A pesquisa é qualitativa, vinculando a indissociável relação entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O processo e seu significado são os focos principais desta abordagem. O projeto apresenta natureza interdisciplinar e abarca dois eixos: formação de professores e práticas educativas. É do tipo integrado, isto é, se articula ou se desdobra em outros subprojetos. O público-alvo caracteriza-se por professores de diferentes níveis de ensino: educação infantil, educação básica e ensino superior e estudantes das licenciaturas e do mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.

As abordagens utilizadas serão qualitativas ou quantitativas e as técnicas de coleta de dados: observação sistemática, aplicação de questionários, entrevista, a análise documental, pesquisa bibliográfica, ou estudo de caso etc. Os dados serão coletados de agosto de 2016 a dezembro de 2020. Para a análise dos dados poderá se utilizar o de métodos de análise de conteúdo, análise de discurso ou ainda a elaboração, implementação e avaliação de ações de ensino focadas em perspectivas investigativas ou de modelização, entre outras. Espera-se que os resultados alcançados demonstrem a contribuição dessa formação para o avanço no desenvolvimento profissional, na autonomia referente às atividades didático-pedagógica, bem como a disseminação de diferentes práticas educativas.

Integrantes: Tatiana Comiotto (Responsável), Pamela Paola Leonardo, Ivanete Sieple, Marnei Mandler, Luiz Clement, Maria da Graça Martin, Ivani Lawall, Fabíola Corrêa Viel, Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Pedro Carlos Elias Ribeiro Junior, Isabela Gasparini, Luciana Silva Destri Perozin, Josiane Borgman Viana, Ana Luiza Baumer, George Luís de Azevedo, Carla Maria Fachini e Mário Heleno Calegari.

Alunos envolvidos: Graduação (6), Mestrado profissionalizante (6).

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.