DEPOIMENTOS

Aqui ficam listados os depoimentos dos integrantes já formados que tiveram suas experiências no LAPSI ao longo desses 10 anos

Lara Silveira

Jornal Momento Químico

A participação no Programa de Extensão Jornal Momento Químico me ajudou no desenvolvimento de várias habilidades, desde escrita até a comunicação,
além de proporcionar um aprimoramento teórico acerca da Química o que,
consequentemente, contribui para o exercício da profissão. Além disso, o
programa abriu portas para a participação de diversos eventos e, também, para
a divulgação de artigos.

Participei como voluntária do Programa de Extensão Jornal Momento Químico.
Em um primeiro, o que mais me interessou foi a possibilidade de aprimorar as
habilidades de escrita através da elaboração de textos relacionados com a
Química com a finalidade de serem utilizados como recurso didático no Ensino
Médio. Após isso, depois de algum tempo participando do LAPSI, conforme
novas oportunidades iam surgindo, como a participação em eventos e a
divulgação de artigos, a vontade de permanecer atuando como voluntária só
aumentava. Além disso, as amizades construídas através do LAPSI, tornavam
o processo de desenvolvimento profissional e pessoal mais divertido e
agradável, o que também favoreceu a minha permanência no laboratório.

Rebeca Benkendorf

Jornal Momento Químico

“Entrei no LAPSI no início de 2018, quando eu estava na terceira fase do curso de
Licenciatura em Química. A convite da professora Tatiana, comecei a participar do
Programa de Extensão Jornal Momento Químico para melhorar minha habilidade
escrita e interagir com alunos de outras fases do curso. Atualmente, estou cursando a
última fase do curso e continuo como voluntária no Programa, e nesse período
participei de diversos eventos que visavam divulgar o jornal e apresentar os materiais
produzidos no LAPSI para acadêmicos da universidade e para professores e alunos
de instituições fora da UDESC. Fico muito feliz em decidir participar desse Programa,
pois acredito que esse período contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal e
profissional, através das atividades realizadas e da interação com os participantes do
Jornal.”

Nadine Inácio

Materiais didáticos para o Ensino de Química

Ter participado do LAPSI contribuiu para o meu desenvolvimento enquanto
profissional, pois pude desenvolver habilidades de caráter criativo. Além disso, pude
auxiliar nos trabalhos dos acadêmicos sobre as teorias de aprendizagem e jogos
psicomotores e, dessa forma, adquiri bastante conhecimento sobre esses temas. 
Uma década de LAPSI! Tantos alunos que já passaram pelo Laboratório de
Psicologia, fizeram suas contribuições e hoje em dia acompanham o crescimento dos
projetos… como eu! Agradeço a profª Tati pela confiança e pela oportunidade de ter
feito parte de uma parcela desses 10 anos. Desejo muito sucesso e que venham mais
anos de LAPSI pela frente!

Denise Negreli

Jornal

Sempre amei escrever, na realidade falar mais do que escrever, mas sempre me adaptei muito
bem nas matérias de Psicologia e isso gerou um debate com a professora Tati sobre
montarmos um jornal do curso de química.
Olha foi um tempo bem aproveitado, tivemos que decidir nomes, fazer muitas matérias, ter a
impressão do Jornal mensal, e isso era uma correria. Mas na época eu e minhas amigas
colocamos todo o nossos esforços para tentar começar esse movimento. Agradeço aos
primeiros idealizadores desse projeto, pois nele pude aprender a me desenvolver melhor e
assim me tornar uma professora mais capacitada.

Michele Tomaz

Pesquisa

Meu nome é Michele do Nascimento Tomaz fui aluna de Graduação no curso
de Licenciatura em Química e depois fui também aluna do curso de Pós-
Graduação em Química Aplicada, ambas na UDESC Joinville. Durante todo o
tempo que estive na Universidade (2012-2020) sempre gostei de estar
envolvida em algum projeto. Efetivamente não fui monitora do LAPSI, porém o
LAPSI sempre foi um lugar acolhedor para todos e estava constantemente lá
para trocar ideias com as monitoras, extensionistas e pesquisadoras e com os
amigos a respeito de projetos nas disciplinas na área da educação, onde
surgiram grandes ideias sobre jogos, paródias e métodos de ensino que
posteriormente aplicávamos nas aulas de estágio. Acredito que uma das
maiores contribuições que fiz efetivamente parte foi ministrar 2 palestras a
respeito da comunidade LGBT (da qual faço parte), onde vi uma “quebra de
paradigmas”, pois o Centro de Ciências Tecnológicas sempre foi um pouco
machista. Foi muito bom, pois ali algumas pessoas viram que não estavam
sozinhas e que isso é importante ser debatido em sala de aula. Em um
panorama geral, é muito bom participar de qualquer projeto seja ele de
extensão, ensino ou pesquisa, não só porque abre portas para você no futuro,
mas também porque você ganha aprendizado e experiência que fazem
diferença.

Patrícia Amynthas

Pesquisa

Participei como estudante de iniciação científica do projeto de pesquisa Análise de CTS
(Ciência, Tecnologia e Sociedade) em livros didáticos de Química no ensino médio.
Juntamente com meus colegas de projeto, avaliamos algumas séries de livros didáticos
indicados pelo PNLD quanto a abordagem dos conteúdos de Química sob a perspectiva
CTS. Foram analisados exemplares indicados às três séries do ensino médio,
considerando o nível de contextualização adotado pelos autores, ordem de
apresentação dos conteúdos, clareza e objetividade da abordagem CTS, entre outros
aspectos. Sem dúvidas, o olhar mais crítico que desenvolvi em relação ao material
didático foi o que me despertou mais interesse, e que é algo bastante útil a vivência de
qualquer professor, sobretudo no planejamento. O que mais me lembro dos tempos
de LAPSI, e o que mais deixou saudades, foram os momentos de discussão em grupo,
as (várias) horas que sentamos juntos para escrever, as visitas à professora Tati em
busca de orientação (e às vezes algum socorro), e os cafezinhos com os amigos de
projeto.

Thaís Hardt

Materiais didáticos para o Ensino de Química

Por mais que não esteja atuando na área de química, a participação que tivemos em eventos
com os nossos projetos, me fez não ter mais barreiras para conversar com estranhos, tudo flui
naturalmente. Aprendi a ter confiança em mim mesma e no meu conhecimento. E durante o
período que dei aulas particulares, consegui usar muito alguns artifícios que aprendi durante
minha participação no projeto materiais didáticos, as aulas ficavam mais “””leves””” e
divertidas para os meus alunos (oh fase complicada essa da adolescência!!).

Aproveitem o tempo da faculdade para fazer a maior quantidade de participações em
projetos, eventos e se possível, faça estágio! Os aprendizados não são levados apenas

para a vida profissional e sim para a pessoal. E se um dia sentir que a faculdade não te
realiza mais, desista sem medo! Você não será um fracassado por desistir de um
sonho. A vida continua fora deste mundinho e com certeza vai te surpreender.

Paula Krieck

Jornal

Atuei no LAPSI no ano de 2015, participei do jornal Momento Químico. 

O que mais me marcou foi uma matéria que produzi para o jornal falando sobre
a importância das mulheres na ciência. De vez em quando ainda pego aquela
edição para matar a saudade e reler.
Tenho muito orgulho em ter participado desse projeto tão lindo e tão inspirador.
Mesmo antes de fazer parte do jornal, lembro-me de esperar ansiosa pela
edição do mês seguinte. Os conteúdos eram sempre muito bons. Ficam agora
as boas lembranças e a saudade.
Hoje atuo na Educação Básica conclui minha graduação em Química e me
tornei uma professora apaixonada pela educação. Leciono em três escolas do
estado, no Ensino Médio. Amo minha rotina de professora e estava ansiosa
pelo retorno presencial das aulas.

Júlia da Silva

Materiais didáticos para o Ensino de Química

Ingressei no LAPSI como voluntária do programa de extensão “Materiais
Didático-pedagógicos para o Ensino de Ciências” no primeiro semestre de 2018 e permaneci
até o final do ano. No segundo semestre do mesmo ano, atuei como monitora das disciplinas
de Psicologia da Educação I e II para as licenciaturas em Química, Física e Matemática e
permaneci até o final do primeiro semestre de 2019.

Durante esse período, o que mais me interessou e me marcou foram as enormes
oportunidades que o laboratório me proporcionou, desde aplicações de jogos em salas de
ensino fundamental até apresentação em rádio e em congresso nacional. Além disso, a
conexão entre os membros do LAPSI e a professora Tati proporcionaram momentos muito
especiais e que com certeza eu vou levar para sempre comigo!

As melhores lembranças que eu tenho do laboratório são as de divulgação
científica fora da universidade. Lembro até hoje do frio na barriga que eu senti por apresentar
um resumo em banner escrito por mim e outra integrante do laboratório na 42ª Reunião Anual
da Sociedade Brasileira de Química (SBQ Nacional). O meu sorriso não cabia em mim com a
enorme felicidade de estar presente em um evento tão importante!

André Luiz dos Santos

Materiais Didático-Pedagógicos para o ensino da Matemática

Me chamo André Luiz dos Santos, sou acadêmico de Licenciatura em
Matemática e tenho orgulho de dizer que fiz parte desses 10 anos do LAPSI.
Atuei como voluntário no projeto de extensão Materiais Didático-Pedagógicos
para o ensino da Matemática durante os anos 2019 e 2020.
A experiência profissional que o LAPSI me proporcionou foi completamente
incrível, além de me proporcionar incontáveis ideias e projetos que certamente
utilizarei em minha carreira como educador futuramente, o LAPSI me ajudou e
muito em minha vida pessoal.
Passei por momentos extremamente difíceis em minha vida emocional, estava
completamente perdido e com uma vontade imensa de desistir de tudo e de
todos, mas acabei encontrando de volta meu caminho na escrita, e isso com
certeza se deveu a professora Tatiana Comiotto.
A prof. Tati me incentivou ao máximo (mesmo eu sendo imensamente preguiçoso e
pessimista), foi a primeira pessoa a ler minhas histórias e nunca deixou de dar
seu apoio, não consigo pensar em palavras para expressar minha gratidão.
Resultado: Hoje em dia amo escrever, passo horas e horas do meu dia
pensando em novas histórias e novas maneiras de escrevê-las, e isso só foi
possível por ter feito parte do LAPSI.

Mayara Reinert

Materiais didáticos para o ensino de Química

A memória até falha, dez anos? Como passa rápido, que alegria lembrar dessa
época… eu participei dos primeiros anos de LAPSI, fui voluntária de iniciação
científica, depois bolsista, depois voluntária no projeto de jogos. Lembro que,
como parte da primeira turma de Licenciatura em Química, eu estava sempre
dentro do LAPSI haha, sempre estudando, conversando, desabafando,
construindo, pesquisando… enfim, ele fez parte da minha trajetória na
universidade. Eu lembro que participei do início, quando a Professora Tati
lutava por esse espaço, quando lutava pelas bolsas, e como sempre, lutava
pela educação. Participei do início do projeto sobre os jogos para o ensino de
química, foi um período de pesquisa e construção, foi de muito aprendizado e
cada conquista foi muito celebrada, pois estávamos construindo nosso espaço
no departamento e no campus como um todo, pensando sempre nos próximos
que viriam. Ter feito parte de tantas experiências na área de ensino com
certeza reflete na professora que sou hoje. Estou lecionando Ciências da
Natureza na Escola Sesi Senai, em Joinville, no novo Ensino Médio, o que
requer muito conhecimento em educação, buscando inovação o tempo todo,
com certeza os projetos que participei me ajudaram muito. Dez anos depois,
com quase 7 anos de formada, sou muito grata por todas as oportunidades que
tive na UDESC e especialmente no LAPSI, um espaço de aprendizado e amor.
Obrigada profa. Tati.

Skarlet Schubert

Jornal

O período da UDESC, seja como estudante ou como participante dos projetos e de
outras bolsas, mesmo que cansativo na época me é muito construtivo na minha vida
profissional hoje. Iniciei como professora efetiva na rede estadual de ensino regular
em 2019, e em 2020 passei a trabalhar em mais uma escola, mas esta de ensino
integral com o modelo EMITI em Jaraguá do Sul. No final deste ano de 2021 terminarei
meu estágio probatório, e sem dúvidas foram anos de muito aprendizado: passei por
duas escolas de ensino totalmente diferentes. Enquanto que uma delas é de zona rural
e ensino regular, a outra segue competências e habilidades específicas, planejamento
por área e projetos de pesquisa, de intervenção e de vida. Vejo que minha passagem
na Udesc não apenas como discente, mas também como bolsista e participando de
projetos como foi o Jornal Momento Químico em muito me ajudaram no início desta
jornada no campo docente.

Deseja trabalhar conosco?