Materiais didático-pedagógicos para o ensino de Química

Título: Materiais didático-pedagógicos para o ensino de Química

Natureza: Projeto de extensão

Duração: 2013 – Atual

Descrição: Após análises de resultados de projetos anteriores, viu-se a importância e a necessidade da presença da Química do Ensino Fundamental e Médio, através de materiais didático pedagógicos que possibilitem o maior acesso dos estudantes a novas ferramentas educacionais. Torna-se necessária a elaboração de um material que auxilie os professores nesta área a compreender e a ensinar os conteúdos de Química, já que este conhecimento é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de fazer parte do seu cotidiano.

O projeto parte de uma visão de mundo integradora e dinâmica, pois esta permite lidar com a complexidade das relações entre os homens, em diferentes escalas espaciais e temporais, caracterizando uma postura epistemológica abrangente, que se fundamenta na construção e reconstrução permanente da própria visão e das concepções delas decorrentes. Trata-se de um conjunto de recursos pedagógicos cuja temática central são os aspectos psicopedagógicos educacionais que envolvem as 9 fases do ensino fundamental e o ensino médio.

O desafio, portanto, sobretudo para os que avaliam e se dedicam às ações educacionais, é a indicação de caminhos adequados para preparar, os cidadãos de diferentes segmentos para conviverem em espaços sociais plurais e que emanam conhecimentos, competências e atitudes constantemente atualizados e articulados em termos de teoria e prática.

Integrantes: Tatiana Comiotto (Responsável), Maria da Graça Martin e Rogério Gariani.

Alunos envolvidos: Bianca Rauffman, Emilly Mayara Alves, Giulia Franzoi e Raquel Areias, graduandas em Licenciatura em Química.

Financiador: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).